sexta-feira, 6 de maio de 2011

Defeito insanável

Um certo dia no trabalho (departamento jurídico de uma grande rede de lojas de eletrodomésticos) recebi uma ligação de um gerente solicitando a presença do advogado da empresa para resolver um “probleminha de uma cliente”.

Fui até à loja para ver do que se tratava e observei que a mencionada cliente trajava uma camisa com a estampa “Curso de Direito”, falava ríspido e ameaçava chamar a imprensa, o PROCON e “processar” a loja, caso não trocassem o aparelho celular Wi-Fi dela. Mencionou grandes nomes do meio jurídico de João Pessoa/PB como supostos parentes seus e assegurava estar coberta de razão.

Com muita cautela, me dirigi à cliente:

- Bom dia, como posso ajudá-la?

- Quero outro aparelho celular, disse curta e grossa.

- O que aconteceu com seu aparelho? Perguntei demonstrando preocupação.

- Não conecta à internet, respondeu.

Tendo em vista que a loja garante a substituição imediata do aparelho dentro de 72 horas, caso apresente vício, tranqüilizei:

- Não se preocupe, isso é fácil de resolver: basta irmos até o andar de cima, onde tem zona Wi-Fi, testamos a conectividade e se for constatado o problema substituiremos seu aparelho agora mesmo.

- NÃO! Quero outro agora! Respondeu antes mesmo de eu pronunciar a última palavra.

- Sem testar o aparelho não podemos proceder a substituição, senhora. Adverti-lhe.

- Você acha que estou inventando essa história do defeito?

- Não, claro que não. Mas precisamos fazer o teste para tanto.

- NÃO! Não tenho tempo para fazer teste nenhum! Quero outro aparelho agora.

- A senhora efetuou a compra há quase 70 horas. Em poucas horas seu direito de substituição imediata acabará e a única opção que lhe restará será enviar para Assistência Técnica Autorizada e aguardar cerca de 30 dias. A senhora escolhe: ou vai até uma zona Wi-Fi com a vendedora da loja para testar a conectividade da internet ou enviaremos para que a Assistência proceda ao suposto reparo. O que me diz?

- NÃO! Não quero fazer teste nenhum, muito menos esperar 30 dias! Quero outro aparelho agora!

- Bem, então não resta outra opção, vamos enviar para manutenção.

NÃO! Tudo bem, eu aceito fazer o teste da conexão, voltou atrás.

Subimos até o andar onde possui conectividade de internet sem fio e na primeira tentativa: “tcharam”! Conexão imediata com a internet!

- Ficamos todos sem entender absolutamente nada, exceto a consumidora que escondia em seu íntimo o verdadeiro motivo de querer substituir o produto. Ela ficou com cara de tacho, mas ainda com olhar de insatisfeita. O gerente, o vendedor e eu ficamos com um desejo tão mesquinho que não cabe descrever aqui.

Olhando muito seriamente para ela, eu disse:

- Bem, em não havendo defeito algum, não há o que se falar em substituição do produto. Eu sinto muito, senhora, não há nada que podemos fazer. Passar bem.

Ao virar as costas, ouvir um abrupto “NÃO, quero outro aparelho agora!”

A “conversa” já durava quase 1 hora, o gerente já estava arrancando os próprios cabelos, o vendedor estava à pedir a morte, a cliente alterada gritava escandalosamente, a baba escorria pelo canto da boca e, embora estivéssemos na sala do gerente, outros clientes do lado de fora já estavam ouvindo a algazarra.

Foi daí então que chamei o gerente no canto e perguntei-lhe em voz baixa:

- Qual é a cor do aparelho celular da cliente?

- Prata, respondeu estranhando a pergunta.

- Vamos dar outro aparelho para ela e encerrar essa discussão. Traga outro celular da mesma cor, disse-lhe.

Me dirigi à cliente com ar de bondade e noticiei:

- Senhora, repensando o caso, vamos substituir o seu aparelho agora mesmo, muito embora não exista defeito algum.

- Ah, que bom! Suspirou.

Observando bem aquela fisionomia de felicidade, comentei:

- Você deu sorte! Ainda temos do mesmo aparelho na cor PRATA, ou seja, da mesma cor do inicialmente desejado.

Imediatamente, como uma metamorfose instantânea, todo aquele semblante de felicidade e alívio transformou-se em pânico e insatisfação, acompanhando de um já esperado “NÃAAAAAAOOOOOOOO, eu quero OUTRO aparelho! (...)”

Em verdade vos digo, de todos os defeitos, o mero capricho é o único insanável!

Um comentário:

  1. se ainda como estudante é ousada desse jeito [pro lado ruim], imagina como será essa futura "profissional"... e quantas coisas/pessoas irá tentar "passar por cima" pra conseguir o que quer!
    Muito bom!
    =]
    Beijos

    ResponderExcluir